quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Açaí, substituto do contraste


MARCELO TOLEDO

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Pesquisador Dráulio Barros de Araújo com uma dose da polpa de açai que está sendo testada como substituta aos contrastes.

Pesquisa da USP de Ribeirão Preto (SP) mostra que a fruta é opção aos contrastes para exames radiológicosDe simples fruta a ingrediente de contraste em exames radiológicos. O açaí, típico do Nordeste brasileiro, passou a ser uma opção inédita de contraste natural para exames de ressonância de abdome graças a uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.
Nos testes realizados no HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, a ingestão de 200 ml (um copo) de polpa de açaí pelos pacientes submetidos a exames de ressonância melhorou sensivelmente a qualidade das imagens obtidas.
Desde o início do ano, 34 pacientes participaram do projeto, que tem a vantagem de ser natural e mais barato (uma dose comercial de contraste custa cerca de R$ 66, contra R$ 2 do açaí).
Segundo o professor do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Dráulio Barros de Araújo, que coordena a pesquisa, na análise do intestino, por exemplo, as alças normalmente ficam sobrepostas, mas, com o uso do açaí como contraste, as alças desaparecem do campo visual e restam somente os dutos na imagem. Os órgãos que mais têm sido examinados são o pâncreas e o intestino, mas o estômago e as vias biliares também já foram analisados após a ingestão de açaí.
A pesquisa é feita pelo Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o Centro de Ciências da Imagem do HC e a Embrapa de São Carlos, com o pesquisador Luiz Alberto Colnago.

2 comentários:

Andréa disse...

O Açaí NÂO é um fruto típico do nordeste brasileiro e sim do NORTE brasileiro!!!

Carpe Diem disse...

Esse povo vai publicar um texto e nem tem noção do que está sendo redigido. Agora fiquei até em dúvida sobre a pesquisa que ia fazer, pois já demonstrou uma insegurança no assunto. NORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!